Marcha das Vadias!

Como quer que eu me vista, onde quer que eu vá: sim significa sim, e não significa não.


Marcha das vadias??? Pois é, um nome um tanto "forte" para uma luta bem importante: o respeito pela mulher. Você deve estar se perguntando como elas querem respeito usando um título desses, né? Então, essa denominação é tipo uma ironia, pois certa vez, um policial canadense disse que, para evitar os estupros, que vinham ocorrendo com muita frequência, as mulheres deveriam parar de se vestir como putas/vadias. Pode isso?!

 Depois da declaração, as mulheres canadenses foram às ruas para protestar contra o discurso, pois desde quando o uso de roupas curtas por parte das mulheres é desculpa para cometer um estupro? Desde então, mulheres de vários países também resolveram abrir suas bocas, sair de casa e lutar pelo direito sobre seus corpos, pelo direito à liberdade de expressão e contra os abusos e crimes cometidos contra elas. Só porque é mulher, que não pode se relacionar com quem bem entender? Não pode usar uma roupa e sair de casa sem medo de ser violentada? Por ser mulher, tem que aguentar desaforos, ser humilhada, repreendida e permanecer calada? Já passou da hora disso tudo mudar, essa história de "sexo frágil" já não existe mais... Ao invés de ser covardes e colocar a culpa nos outros, nós mulheres saímos, levantamos a voz e reivindicamos nossa liberdade!

"O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos mais básicos de toda mulher, e é pela garantia desse direito fundamental que marchamos hoje e marcharemos até que todas sejamos livres."


0 comentários:

Postar um comentário